Anexo em S. Luís, Alentejo

Como todas as casas na vila de São Luís, também esta foi construída numa perspectiva de auto-subsistência que, ainda hoje, sobrevive nas vilas alentejanas. A cozinha junto às hortas, nas traseiras, empurra a sala de estar para o lado da rua, criando uma relação directa e próxima com os vizinhos e com a vila. Neste sentido, a criação do anexo surge do desejo de complementar a casa com espaços sociais de relação directa com o jardim.

O projecto define-se como um volume esguio que divide o espaço de pátio, criando duas zonas distintas na sua dimensão e utilização. A Sul, de frente para o jardim, os espaços comuns com vãos de grandes dimensões acentuam a relação com o exterior. A Norte, onde se define o percurso de acesso à horta, criam-se bolsas de entrada e de apoio às oficinas que revelam a tensão com o muro de limite do lote.

A intervenção procura conferir uma maior clareza ao conjunto e, ao mesmo tempo, potenciar a relação da casa com o jardim, agrupando pequenas construções dispersas pelo terreno num só volume.

Localização S. Luís, Alentejo
Data 2010
Área de Construção 185m2
Imagens Colaboração com Vasco Pata