The Craft Company, Cascais

The Craft Company é uma pequena loja no centro histórico de Cascais, distribuída por dois pisos, onde estavam jeitosamente encaixados três, com cerca de 40m2 cada.

Uma retrosaria que nos convida a uma viajem no tempo, ao encontro entre o moderno e o clássico. Era esse o objectivo da cliente e foi o princípio para o desenvolvimento do projecto.

A primeira fase foi um desafio entre a simplicidade da intervenção a que o espaço obrigava e a vontade de que os produtos e a imagem da loja tivessem o merecido protagonismo.

Com diferentes actividades entre loja e workshops, a distribuição dos espaços foi clara. A loja fica no piso térreo e o armazém e workshops na cave.

A surpresa está no contraste entre o espaço quente e acolhedor no piso da loja, com uma relação franca com a rua, e o espaço branco e estéril no piso em cave onde a luz natural escasseia mas o pé-direito alto torna-o, ainda assim, bastante amplo.

Na cave, num espaço multiusos, funciona diariamente o colorido armazém da loja em sintonia com uma sala de trabalho para as aulas de costura.

No piso de entrada, a loja vive de uma longa estante minuciosamente desenhada e detalhada para encaixar cada peça do imenso conjunto de produtos característicos de uma retrosaria. A iluminação e a simplicidade do espaço funcionam como base para que os produtos da loja tenham o papel principal transformando o ambiente com as sucessivas alterações de cores e texturas.

Localização Cascais
Data 2015
Área de Construção 75m2
Colaboradores Pedro Serra
Fotografia Francisco Nogueira